
Após o campenonado de robótica promovido pela Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, os alunos agora tem uma grande oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e galgar novos desafios, pois está sendo realizado pela escola as aulas de robótica, no qual os alunos podem demonstrar suas habildades e desenvolver determinadas competências.As aulas são ministradas pela professora Tatianny Amando, onde os alunos colocam em prática conceitos matemáticos, biológicos e físicos, desenvolvendo o raciocínio lógico.
Quando você ouve falar em robótica, o que vem à sua cabeça? Provavelmente o primeiro pensamento será sobre projetos de tecnologia de ponta, com cálculos complexos e que exigem conhecimentos avançados, além da aplicação de técnicas de engenharia que passam longe do seu conhecimento e do de seus alunos. Mas essa visão da robótica está muito aquém da realidade.
Na sala de aula, a robótica se assemelha mais a uma grande brincadeira do que a um problema complexo. Em um dos métodos que vêm sendo utilizados Brasil afora, os alunos montam pequenos robôs com ajuda de pecinhas como as de Lego, mas com formatos especiais para a atividade. Há os bloquinhos, as peças de vigas em L, os conectores, as engrenagens, as polias, o motor, os sensores de som e luz e até um minicontrolador. Com as pecinhas, praticamente qualquer projeto pode ser montado. O objetivo de criar robôs? Colocar em prática os conceitos teóricos trabalhados em outras disciplinas, como física, matemática e biologia.
Mas não só. “Ao criar um robô, os alunos também trabalham conceitos tecnológicos e o raciocínio lógico”. O desenvolvimento escolar dos estudante se torna mais rápido e a compreensão de temas difíceis fica mais divertida, pois elas podem experimentar como funciona a teoria na prática.
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